domingo, 13 de junho de 2010

12º dia - Roma











Hoje nos permitimos acordar mais tarde e fomos para a Estação Termini pegar o metrô para a Estação Colosseo (linha B sentido Laurentina). Pegar metrô em Roma é muito fácil, só tem as linhas A e B e todas se cruzam em Termini (como se fosse um X).
Entramos no Coliseu com nosso Roma Pass e furamos fila com o passe. Realmente impressionante! Acho que foi o que mais gostei em Roma. Grande anfiteatro romano cuja construção iniciou-se em 72 d.C, onde já rolou muito sangue por ali. Dali seguimos para o Palatino seguindo as setas. Antes passamos pelo Arco de Constantino, grandioso arco triunfal, um dos mais bem conservados monumentos da cidade (312 d.C.), pode ser admirado da rua sem cobrança de ingressos.
Andamos pelo Palatino, morro onde Roma nasceu, hoje um espaço amplo com ruínas e um parque. Seguindo as setas chegamos ao Foro Romano, onde se concentrava as atividades sociais, religiosa, políticas e econômicas da vida romana. Entra-se com o mesmo ingresso do Coliseu. Tiramos muitas fotos e saímos pela saída que dava na Piazza di Campidoglio, praça desenhada por Michelangelo.

De repente caiu um toró e ficamos ali esperando uns 10 minutos até a chuva passar. Como São Pedro é nosso amigo, logo o tempo abriu e saímos em direção ao Teatro Marcelo. Pegamos o ônibus 780 em frente ao teatro para Trastevere. Descemos na Viale Trasteve e entramos na Via de San Francisco A. Ripa. Antes de entrar na igreja do local almoçamos no restaurante Popi Popi. Nossa, que garçon escroto, o atendimento nos restaurantes italianos nunca foi de excelência, mas esse garçon só confirmou o fato. Relaxe, você está de férias e o coitado labutando.
Voltamos pela via San Francisco até entrar na Chiesa San Maria in Trastevere. Bem bonita, dizem que é uma das igrejas mais antigas dedicadas à Virgem Maria.
Seguimos pela Viale Trastevere até chegar na Ponte Garibaldi, linda! Tiramos fotos no Rio Tevere. da ponte seguimos pela Via Arenula, passamos pela área sacra perto da Torre Argentina até chegar na Chiesa del Gesú na Piazza com o mesmo nome. Gente, essa igreja é tudo! O teto é maravilhoso, parece pintura 3D, tem até um espelho no meio da igreja para você poder tirar foto do reflexo do teto. SUPER RECOMENDO A VISITA!! Ninguém comenta sobre essa maravilha, uma grata surpresa no meio do caminho.
Saímos pela Via Plebiscito até chegar na Piazza Venezia onde entramos no Monumento a Vittorio Emanuelle II.
Saindo da Piazza Venezia seguimos as placas até a Piazza della Minerva onde há uma estátua de um elefante com um obelisco e entramos na Chiesa di Santa Maria Sopra Minerva. O teto é lindo também, todo azul. Fica na parte de trás do Pantheon. Voltamos a Via del Corso até entrar na Via Del Ulmitá e passamos de novo pela Fontana de Trevi. Entramos na igrejinha de frente da fontana mas era bem sem graça.
Seguimos em direção a Via del Quirinale e entramos na Chiesa di Sant'Andrea al Quirinale. Não reparem mas a gente entrava em tudo que era igreja. Era igreja, a porta tava aberta, a gente entrava. Chegamos na Piazza della Republica, linda, e procuramos um lugar para sentar e tomar uma cerveja mas não achamos nada demais. Só bares com velhos bebendo e jogando dominó. Acabamos parando no Bar Cerci em frente à Estação Termini para tomar umas birras. Graçom super simpático mas também ele não era italiano né, era de Bollywood. Ele é muito feliz, a diversão do bar, vale a visita pela figura.

Um comentário: