segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como um vulcão na Islândia pode interferir na sua viagem


Fim de semana tenso. Estou programando uma viagem para a Europa em maio e me deparo com a notícia de que um vulcão lá na Islândia afetou todo espaço aéreo no continente, cancelando milhares de voos. Ai que inferno!! Vai te catar, Eyjafjallajoekull!!




Não sei se vocês sabem mas em março ia eu, linda e faceira, para o Chile, quando duas semanas antes ocorre o terrível terremoto que afetou o país. Desmarquei a viagem, já que achei que a região não estaria nos seus melhores dias. Queria que minha experiência no Chile fosse única, inesquecível e agradável, e a ideia de ver escombros pela minha trajetória não me pareceu atraente. Portanto, deixei minha visita para uma outra oportunidade, quem sabe uns 20 dias sem pressa para desfrutar tudo de bom que o país tem para oferecer: vinícolas, Atacama, Viña del Mar, Santiago, Valpo e outras delícias.


Então, voltando ao assunto, esse papo sobre o bendito vulcão islandês acabou me remetendo aos intempérios passados em março. Antes um terremoto, agora um vulcão. Estaria a natureza conspirando contra mim??!!!


As autoridades europeias de avião cancelaram os voos, já que as cinzas vulcânicas podem afetar o funcionamento das turbinas. Assim, o impacto desse fenômeno pode gerar um impacto na indústria aérea maior que os decorrentes dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.


A maioria dos aeroportos internacionais europeus continua inoperante e países como a Alemanha, Suécia, Inglaterra, Holanda e Bélgica permaneciam até ontem com o espaço aéreo fechado, enquanto a nuvem de cinza não se dissipa. A estimativa é de um prejuízo de 200 milhões por dia às companhias de aviação. Eita!!


Para piorar, meteorologistas afirmam que as condições climáticas não tem contribuído para que as nuvens diminuam, seria preciso a mudança na direção dos ventos e não há previsão de que isso ocorra tão cedo. Entretanto, há notícias de que o vulcão já esteja produzindo menos cinzas. Sossega vulcão!!


Enquanto isso, a alternativa dos passageiros é usar trens, barcas e ônibus...


Fico aqui na torcida para que essas nuvens se dissipem logo, já liguei meu ventilador na direção oposta para ver se ajuda :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário