segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Amaury Jr.




Qual a consequência de dias de calor intenso???

Resposta certa: um mega temporal!! Acordei cedo com Montevideo se acabando em chuva. Parecia cena do filme Twister, só faltou a vaca voando. Que droga! Logo no dia que eu iria para Punta del Este. Sentei na janela, fiz um desenho do sol e colei na janela. Quando era criança me disseram que fazendo isso o tempo melhora e comigo sempre funcionou!


Desenhei num guardanapo e aguardei. Entrei no site do clima tempo lá do Uruguai e vi que em Punta não estava chovendo. Resolvi arriscar. Fui embaixo de chuva para o Terminal Tres Cruces para ir para Punta (pasaje=140 pesos). Sou brasileira e não desisto!! Humpf!


Nossa, como chovia no caminho!!Carros parados, água cobrindo as rodas dos carros, que merda eu estava fazendo ali, sua idiota???




Como Deus protege as viajantes destemidas, no caminho para Maldonado parou de chover!!! Sim!! Oba!!!




A 2h de Montevideo, Punta del Este é uma península onde o Atlântico se encontra com o Rio da Prata.


A rodoviária fica na Praia Brava, do lado do monumento La Mano, obra do chileno Mario Irarrazabal. São dedos saindo da areia ou a presença do homem surgindo da natureza. Muito legal! Tirei mil fotos, é o principal cartão postal de lá.




Comprei um city tour na rodoviária por 20 doláres e foi uma ótima ideia. Desculpa por ter te chamado de idiota antes?


O city tour foi excelente, o guia Mario era um gordinho danado bem simpático ("las cariocas son las mujeras mais lindas del mundo"), deu para conhecer tudinho na cidade. O passeio era cheio de brasileiros, o que foi bom pq todos tiravam fotos com simpatia para mim.




Passeamos pelas principais praias de Punta, pelo Farol, na Igreja, no Porto (vi leões marinhos lá!). Tirei foto da âncora do Navio Ayax, que participou da guerra do Rio del Plata e que marca o encontro do Rio com o Oceano Atlântico. A cidade é uma graça, tem cerca de 10mil habitantes mas no verão chega a 300 mil !!


Passamos pelo bairro de Beverly Hills, local das casas dos muuuuitos ricos...lá só se pode construir uma casa por quarteirão e vcs não imaginam o tamanho das quadras. Há 20 casas no bairros, sendo que 15 são de brasileiros! A maior é do Alexander Garnero, a única cercada. Cercada porque havia muitos penetras nas festas que ele dava. As casas lá são todas abertas, não tem grade, cerca, nada. Fiquei boba!




Ao final do passeio, o melhor da festa: Museo Casapueblo. Em Punta Ballena, 15min de Punta del Este, 5 dólares a entrada. Trata-se de uma monumental criação do artista Carlos Paez Vilaró. Aqui fica seu ateliê e salas onde vendem e são expostas suas obras, além de um cinema que passa um filme com a vida dele. Caraca!! esse soube viver!! Sou fã dele agora!


A vista da Casa é estonteante!! Voltei apaixonada! O clima é ótimo, sensação de paz, a melhor parte de toda viagem.


Para completar, lá se passa o ritual do por do sol...enquanto o sol se põe, na voz do artista é feita uma oração por ele agradecendo pelo sol de cada dia, com uma música linda ao fundo, coisa de louco, chorei e tudo (viadinha!)


RECOMENDO E MUITO uma visita a este lugar!




Bem, como era sexta à noite, fui num tal de Moby Dick, barzinho e danceteria por lá, com o pessoal que conheci no city tour. Muito bom!! Acabei dormindo em Punta e voltei para Mvd no dia seguinte.

Um comentário:

  1. Olá, Lud,
    Também estou indo pra Montevideo e Punta e, pela 1ª vez, so-zi-nha!
    Que horas é o pôr-do-sol lá? Não quero perder!
    Obrigada, Amanda

    ResponderExcluir