sábado, 12 de junho de 2010

10º dia - Firenze/Roma

Acordamos cedinho. Dia de visitar o Palazzo Degli Uffizio, local ideal para os amantes da arte. Entramos direto sem ficar na fila porque agendamos o horário de entrada no dia anterior. É um dos museus mais visitados do mundo e expõe obras dos mais celébres pintores e escultores, como Goya, Caravaggio, Botticelli, entre muitos outros. Acho que paguei 6,50 euros, não me lembro agora, mas vale muito a pena. Vá com um tênis confortável, porque a galeria é bem grande.
A visita nos tomou a manhã inteira. Antes de voltar ao hostel tivemos a infeliz ideia de subir até a Torre da Igreja Duomo. São 463 que você sobe, sobe, sobe, sobe e quase morre antes de chegar lá. Aprendi a lição: não tenho fôlego para ficar fazendo essas estripulias, antes da próxima viagem tenho que voltar pro spinning. De lá se tem a melhor vista de Firenze mas chegando lá você bufa tanto que nem consegue apreciar a beleza do local.

De lá partimos para nossa próxima parada. Pegamos o trem às 14:10 para ir para Roma. A paisagem no caminho é linda, com muito verde, rios, castelos e casas lindas. Vale muito ficar acordado!
Chegamos na Estação Termini às 15:45. Seguimos pela Via Marsala que muda de nome para Colturno, viramos à esquerda e entramos na Via Gaeta onde fica o hostel. Ficamos hospedadas no hostel Freedom Travellers, pertinho da estação de trem. O hostel tem apartamentos espalhados pelas ruas e você fica com a chave do prédio e da porta do seu apartamento. Parece uma casinha, mas acho que não é uma boa opção para quem viaja sozinho, porque não vi uma área comum de integração. Mas para quem viaja acompanhado, achei uma ótima.
Bem, ansiosas, já saímos para desbravar a cidade. Seguimos na Via Gaeta pela direita da saída do hostel e passamos pelas Termas de Diocleciano, do lado do hostel. Seguimos pela Piazza de la Repuplica, pegamos a Via de Quirinale, passamos na frente da Piazza del Quirinale. Acabamos nos perdendo e fomos parar no monumento em homenagem a Vittorio Emanuelle II que é mega suntuoso, todo branco, magnífico.
Voltamos e,ainda perdidas, pedimos informação a dois romanos locais que, gentilmente, nos levaram até o Pantheon onde entramos e tiramos fotos. Meio decepcionante, você acha que é um prédio enorme, mas é grandinho se você pensar que aquilo foi construído há milhares de anos atrás sem as mesmas facilidades dos dias modernos. A fachada estava em obras.

Seguimos a Via Guistiniani até chegar à Piazza Navona, praça onde vários artistas expõem suas obras. Entramos na Chiesa da S. Agiese in Agone. Tirei fotos na frente da embaixada brasileira.


Dali entramos na Via de la Cuccagna até o campo del Fiori. Passamos no Largo da Torre Argentina onde encontramos uma área chamada Area Sacra onde encontramos algumas ruínas no meio da rua.
Seguimos ela toda até passar a se chamar Via del Corso. Entramos na Via de Ulmitá, passamos na Piazza do Oratorio até a Via de Virgine quando descemos e avistamos a Fontana de Trevi. Ai que linda! Tiramos fotos de longe porque ela vive rodeada de turistas. Como estava claro ainda, fomos jantar no Al Picchio Rosticceria na Via del Lavatore 40. Restaurante que recomendo porque os pratos são bem servidos, saí de lá rolando. Voltamos para a Fontana pois já tinha escurecido a noite. Tiramos muitas fotos daquele lugar divino e jogamos uma moedinha e fizemos um pedido...Segredo!

Um comentário: