sábado, 12 de junho de 2010

11º dia - Roma

Dia do meu aniversário!!!

Tomamos um café caprichado no hostel e fomos em direção à Estação Termini para ir ao Vaticano. No caminho, um pombo cagou na minha cabeça!!! O dia estava apenas começando e eu com meu cabelo todo melado. Na hora eu achei que era uma bala perdida tamanha a força da caca na minha cabeça. Bem, espero que tenha sido um sinal de sorte, como dizem, ainda mais porque era dia do meu aniversário e estava indo toda carola para o Vaticano.
Pegamos o metrô na própria estação para a linha A rumo a estação Otaviano.
Andamos reto e à direita da muralha entramos no Museu do vaticano. Filas enormes na porta! Mas não as enfrentamos porque, antenadas, compramos os bilhetes pela internet (http://mv.vaticano.va/ ). Fica mais uma dica valiosa!
Dentro do museu há vários museus. Fique chocada com a suntuosidade do lugar. Quando você for, vá olhando os tetos que são um espetáculo à parte.
Seguimos as setas em direção à Capela Sistina, que é o que o povão quer ver mesmo, só que antes de chegar na capela você acaba vendo tudo se for seguindo as setas. Acho que foi uma tática para não rolar aglomeração logo de cara.

Bem, chegamos à Capela. Lotada, divina, intrigante. Não pode tirar foto dentro dela e trogloditas ficam gritando: "Silence!", "No photos", todo o tempo. Coreanos espertos se fazem de desentendidos e acabam tirando fotos, sendo convidados a se retirar do lugar. Num momento de distração, aproveitei e tirei fotos do teto com a máquina na bolsa, mas meu queixo acabou saindo em um dos registros (dã...).

Andamos pelos pequenos museus que formam o complexo de museus do Vaticano. Saímos dos museus, demos uma descansadinha (porque cansa!) e voltamos para arua em que chegamos, sóque seguimos reto até a Basílica de São Pedro. Tiramos fotos na Piazza San Pedro e entramos na Basílica. Nossa, linda! Logo à direita está a famosa Pietá de Michelangelo. Destaque também para a Tumba de São Pedro. Gigantesca!






Almoçamos em um restaurante ali perto, já fora dos muros, chamado "La Medusa" (Via Vespasiano 25), menu turístico com pasta, salada, bebida e sorvete a dez euros. Voltamos rolando para o metrô Otaviano, descemos na Estação Termini, pegamos a linha B em direção Laurentina e descemos na estação Circo Romano. Um calor do cacete, não tinha uma sombrinha ao redor. O local vale mais como registro histórico, porque hoje, apesar de algumas ruínas, não há muito a se ver além de um campo com gramado. Seguimos até a Chiesa Santa Maria in Cosmedian, pertinho, que conserva no pátio externo uma grande máscara circular de pedra, a famosa Boca della Veritá (Boca da Verdade) que, segundo a lenda, morde a mão de quem ali contar uma mentira. A igrejinha é bem fraquinha, mas tem uma missa de canto gregoriano às quintas e domingos às 18:30 (5ª) e 10:30 (dom). Há uma fila organizadíssima para tirar foto com a mão na Boca, tem até um funcionário com crachá regulando o tempo de cada um. Só pode tirar uma foto por vez, mas tiramos duas correndo pra não perder o registro. Ah! e a boca não mordeu minha mão tá?
Na saída da igreja pegamos o ônibus para a estação Termini (ônibus 170, 175 ou 90). Ônibus lotado com gente fedorenta!! O verdadeiro inferno de Dante! Tenho certeza que ele escreveu sua obra prima dentro de um bus desses. Descemos na estação Termini e até agora não entendemos como se cobra a passagem no transporte.
Em Termini fomos ao Centro de Informação ao turista para comprar o Roma Pass que dá direito a duas entradas gratuitas em museus e desconto nos demais, além de acesso livre ao tranporte urbano.
Voltamos ao hostel, compramos vinho, pizza e docinhos para comer no quarto e cantar parabéns para mim e desmaiamos de cansadas!

2 comentários:

  1. Quem deixou tirar foto do teto da capela???? Vou contar pro Papa!!!! Pecadora!!!! kkkkkkk (obs: tb tirei!!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Agora já sabemos tudo que o homem é capaz de fazer! Como dizia o guia...

    ResponderExcluir