sábado, 12 de junho de 2010

8º dia - Veneza/ Firenze

Fizemos as malas logo cedo, tomamos café no B&B e demos uma volta na Piazza San Marco, ali pertinho. Não consegui entrar na igreja porque estava de mochila (não pode entrar de bíquini nem de mochila ou mala). Passeamos pelas redondezas e compramos souvenirs e voltamos ao B&B para nos despedir do Sr. Terranova, a figura de Veneza, hehe.
Fica a indicação do B&B Ca'dalisera (Calle del Ridotto 1386, San Marco, segunda rua à esquerda da parada do vaporetto na estação San Marco). Lá não tem recepção, você fica com as chaves do prédio e do quarto, então assim que chegar em Veneza LIGUEM para avisar porque ele dá um esporro italiano em quem não ligar. É engraçado, ele é mega enlouquecido mas é gente boa!
Pegamos o vaporetto na estação San Marco até a estação Ferrovia (52) que para na frente da estação. Não saltem na estação Piazza Roma, como muitos indicam, porque anda pra cacete. Comemos na lanchonete da estação e tomamos o trem da TrenItalia para Firenze. O preço mais barato de passagem tinha como ponto final a estação Firenze Rifredi. Descemos na estação Firenze Rifredi e ali mesmo pegamos o trem para a estação Firenze Sta Maria Novella. Assim, se o preço da passagem compensar, não é perrengue ir de Firenze Rifredi para Sta Maria Novella (você usa o mesmo tíquete do trem), é rapidim.
Saindo da estação Sta Maria Novella, virando à direita, entramos na rua que tem um Mc Donalds na esquina até a Via Faenza 94. Ficamos hospedadas no Hostel Archi Rossi, muito bom, por sinal. Achei uma das melhores hospedagens da viagem. Tinha internet no quarto, dormitório limpo para 4 pessoas, um refeitório grande com boas opções de alimentação, café da manhã caprichado, uma área comum para se fazer amigos e vinhos baratinhos.
Como estava cedo ainda, adiantamos os passeios que íamos fazer no dia seguinte.
Descemos a Via faenza até o final e chagamos na Piazza Duomo, uma das minhas praças favoritas. Na frente da igreja está o Portão do Paraíso, um portão dourados com desenhos de tirar o fôlego. Uma multidão fica na frente dela para atrapalhar sua foto.

Saímos numa das ruas ao redor da praça e demos de cara com o javali com o focinho dourado perto do mercado do Porcelino. Todo mundo passa a mão no focinho do bicho e joga uma moedinha porque dizem que dá sorte, deve ser por isso que o focinho dele brilha tanto. Na dúvida né..
.
Continuamos andando até a Piazza della Signori, principal praça de Firenze, onde acontecem os eventos mais importantes da cidade. É um museu ao ar livre cercada por esculturas como o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas de Giambologna (irada!), a cópia de David de Michelangelo (o verdadeiro está na Academia). A praça é um barato, vontade de ficar horas ali diante de tantas obras gigantescas e maravilhosas.


Saindo na rua atrás do David, passamos pelo Palazzo degli Uffizi que estava fechado naquela hora. Seguimos reto até o Rio Arno e tiramos muitas fotos na Ponte Vecchio, a ponte mais famosa de Firenze. Construída em 1345, servia de passagem para a família Médici atravessar o rio, sem ter que se misturar com o povo.



Na volta nos perdemos e acabamos na frente da casa do Dante Alighieri. Conseguimos achar a catedral da Praça Duomo que nos guiou até a rua do hostel. Entramos no quarto e entramos uma japonesa deitada no nosso quarto. Seu nome? De onde vinha? Pra onde ia? Isso ninguém sabe...Nosso relacionamento se resumiu a dois "hi" e um "bye" no máximo...

2 comentários:

  1. Firenze transpira cultura por todos os poros!

    ResponderExcluir
  2. adorei sua descriçao, e queria algumas dicas...
    endereço do Hostel em Firenzi, o que voce gostou tanto, e se possivel, valor da diaria.
    se puder, me escreva
    enyfeliz52@gmail.com

    abs
    Eny

    ResponderExcluir